Responsável por garantir a eficiência e manter as engrenagens de uma empresa funcionando, o setor de compras se posiciona estrategicamente como um dos mais importantes para o sucesso do seu negócio.
Permitir que todas as matérias e mercadorias estejam disponíveis no tempo correto, negociar com fornecedores e viabilizar a atuação da companhia são as principais atividades desse departamento.
Com o avanço da liderança feminina nos espaços de trabalho, a cada dia vemos mais mulheres assumindo a frente de grandes empresas, e com a área de compras não é diferente.
Muitas vezes assumir esse papel em um espaço que ainda é predominantemente masculino, pode trazer momentos inusitados. “Eu nunca passei por uma situação explícita de discriminação, mas também não é confortável estar só você de mulher em uma mesa com nove, dez homens”, explica Renata Bastos, Diretora de Compras de Embalagens na Heineken.
Além de todos os desafios enfrentados por qualquer outro profissional, algumas particularidades do universo feminino despertam ainda mais a necessidade de empatia dentro dos espaços de trabalho. “Estou com meu filho, de nove meses. É um momento de equilíbrio profissional e pessoal. Tem sido um momento de aprendizado e acho que se torna um pouco mais fácil pelo que a empresa me oferece”, afirma Danielle Agnoletto, Especialista de Sourcing na Pernambucanas.
Nesse momento, o apoio da equipe, especialmente dos líderes, se torna fundamental. E para as mulheres, oferecer esse suporte para as colegas de equipe é um processo mais natural.
Clique aqui para assistir a palestra na íntegra