Blog - Inbrasc

Case Natura- Como o grupo automatizou seus centros de distribuição

Written by Viviane Burdinski | Sep 2, 2021 1:00:10 PM

A Natura & Co é um grupo formado por quatro empresas do segmento de beleza: Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. Líder global na relação direta com o consumidor, está presente em mais de cem países e conta com um quadro de mais de 40 mil colaboradores. 

Com uma demanda que chega a entregar até 2 caixas de produtos por segundo, o processo de automação dos centros de distribuição foi imprescindível para a eficiência do sistema de venda. 

Para isso, o grupo inaugurou na cidade de Itupeva, interior de São Paulo, um Hub logístico com picking de pallet e caixa integrado automático. Essa tecnologia é inédita no mundo. Através desse software desenvolvido especialmente para a Natura, é possível a montagem de pallets mistos. 

Uma carreta que também foi desenvolvida para esse projeto traz os produtos já acabados da fábrica de Cajamar para o Hub. Depois, a carreta é montada novamente de forma 100% automatizada com os produtos solicitados pelo centro de distribuição de São Paulo e leva o pedido para a capital paulista. 

Resultados da automação dos centros de distribuição 

 

Essa etapa da logística é feita toda através da tecnologia, sem a necessidade de nenhum contato humano. Todo esse sistema de automação reduziu em 72% a mão de obra, acabou com a necessidade de armazenagem externa e conferência, além de fazer a carga e descarga em apenas três minutos. 

Nestor Felpi, Latam Innovation Supply Chain e Integration Director da Natura & Co; ressalta a importância de ter implementado esse processo para os dias atuais: “Toda essa tecnologia ajuda muito. Conseguimos fazer toda a integração com a Avon em plena pandemia, com um certo grau de tranquilidade. Mesmo estando em home office conseguimos fazer todo o acompanhamento dos centros de distribuição”, afirma. 

Além de acelerar a logística, a automação também reduziu muito a necessidade do contato humano, o que fez toda a diferença para manter a operação funcionando de forma extremamente eficiente em tempos de Covid.  

Clique aqui para conferir a palestra na íntegra!