Por muitos anos o departamento de Compras foi responsável por fornecer tudo o que era necessário para operar com o menor custo possível. Hoje felizmente esse cenário mudou! A área trabalha na criação de estratégias para monitorar possíveis mudanças na cadeia de suprimentos e fortalecer todo o ecossistema de fornecedores.
Agora imagina exercer esse papel sofrendo uma desaceleração drástica de estoque, logística e demais processos da cadeia a todo o momento? Certamente fácil não é! A causa disso é uma pandemia global que trouxe grandes desafios ao setor de Compras, como a continuidade no relacionamento com os fornecedores e a não interrupção das operações.
Seja pela queda ou aumento da demanda, os líderes da área precisaram desenvolver uma qualidade fundamental para lidar com o momento presente: resiliência. E esse é um dos temas do primeiro dia do Fórum de Compras (26), no painel “Espartanos! Será que você não está liderando o seu time à moda antiga?” que contará com grandes executivos do setor para compartilhar boas práticas de liderança em momentos de crise.
Além da resiliência, Emerson Alonso, participante do painel e Gerente de Compras Sênior na American Tower, compartilha que a comunicação pode ser considerada como a mais importante. “O papel do comunicador cria uma nova importância diante de uma crise, pois ele é aquela pessoa que saberá se conectar aos times, sabendo como orientar cada colaborador.”
O comprador ainda compartilha o significado prático de comunicação dentro das empresas. “Não é sair dando instruções e pedindo resultados. Quanto mais o gestor ouve seus profissionais, mais ele aprende sobre eles e isso fornece informações importantes para saber qual a melhor forma de atingir essas pessoas durante o processo de execução de um planejamento de crise. Suas falas saberão atingir exatamente o ponto que buscam alcançar, influenciando e engajando pessoas.”
Ainda sobre liderança, Carlos Bauke, conselheiro da Inbrasc, abordará na sua palestra – dia 27 às 09h50 – pontos chave para desenvolver uma carreira de sucesso em Compras, como principais características necessárias para o profissional, como definir as próprias metas, dentre outros detalhes. O conselheiro aproveitou para dar um “spoiler” sobre as características que considera mais importantes para um comprador: protagonismo, resiliência e TBC “tirar a bunda da cadeira” para fazer as coisas acontecerem.
Os custos não devem ser o único critério na tomada de decisão! E os profissionais de Strategic Sourcing podem reforçar essa afirmação. No segundo dia de evento (27), o tema estará em pauta na palestra “Strategic Sourcing frente à pandemia! Entenda como a Nielsen faz o gerenciamento em cenários voláteis” de Alcides de Souza, Head de Procurement para América Latina na Nielsen.
O profissional trará o exemplo das compras de consumo do coronavírus para 19 países da América Latina, do México até a Argentina, mostrando a possibilidade de fazer diferente agregando valor e não se preocupando com savings.
Alcides ainda compartilha a principal mensagem que deseja deixar em sua palestra. “Um comprador de sucesso precisa fazer diferente. Buscar meios de se diferenciar entre os outros compradores. Ser disruptivo, inovador e prezar pela experiência que o seu cliente vai ter com ele como comprador e, claro, com a área como um todo.”
Esses são alguns temas que estarão presentes no 17ª Fórum de Compras & Sourcing. Dessa vez estaremos 100% online e ao vivo buscando oferecer a mesma experiência LiveU com palestrantes inspiradores, debates pertinentes e ideias transformadoras. Clique aqui para se inscrever e levar os melhores insights para a sua empresa!