Compras: é o fim do indicador de saving?

By

Nota ao Comprador: Se o objetivo principal do seu setor está diretamente ligado ao indicador de saving, algumas coisas precisam mudar. E logo!

Já dizia o poeta espanhol, Antônio Machado y Ruiz, “Só o tolo confunde valor com preço”. E, acredite, ao menos 90% das empresas tem cometido esse erro gravíssimo.

Leia mais

AHP

Aprenda a selecionar os fornecedores ideais para sua empresa

By

Está na dúvida de qual fornecedor escolher? A gente te ajuda!

Manhã de um dia qualquer. Enquanto toma seu café, você abre o jornal e se depara com a manchete: “Mercado: Brasil trabalha com nível de serviço do fornecedor em 99%”. O que acontece depois? Você cai da cama, é claro.

Leia mais

Planejamento de Negociação

Planejamento: Aprenda a otimizar seu processo de negociação

By

Quem aí já ouviu falar em Peter Drucker? Posso adiantar que, se ainda estivesse vivo, não teria o perfil de quem se atrasa para o ENEM, fica sem gasolina na estrada ou leva roupa de banho para o hemisfério norte em dezembro.

Escritor, professor e consultor administrativo, o austríaco é considerado o pai da administração moderna. Autor da frase "O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes”, Ducker já estudava, na década de 90, a importância do planejamento no contexto corporativo.

Anos depois, somos bombardeados por novos métodos e ferramentas que facilitam o processo de planejamento em incontáveis áreas. Mas, fica a pergunta: Você, profissional de compras, sabe planejar uma negociação?

Leia mais

Características de Garantem Vaga em Supply Chain

Emprego: 5 características que garantem uma vaga em Supply Chain

By

Procurando emprego na área de Supply Chain? Tenho ótimas notícias para você!

Que a economia brasileira não anda bem você já deve estar cansado de saber. Mas, imagine se, mesmo em tempos de crise, o emprego dos seus sonhos estiver esperando por você?

Leia mais

CPFR em 5 Passos

CPFR: 5 Passos para aumentar o nível de serviço do fornecedor

By

Você colabora com seu fornecedor? Como o processo é formalizado? Como realiza o acompanhamento? Qual sistema você usa para planejar, agir, corrigir e fazer disso um processo funcional e rentável? Se você respondeu não a qualquer uma destas perguntas, sinto em lhe dizer, mas você – como a maioria das empresas – não pratica a colaboração.

Leia mais

Gestão de Estoque

Gestão de Estoque: Conheça a iniciativa que promete reduzir custos e aumentar o nível de serviço

By

O que é mais arriscado: Ser o técnico do time que caiu para a segunda divisão ou ser um gestor de estoque em tempos de crise? Tendo a acreditar que a resposta seja gerir um estoque.

Carlos Montagner, ex Diretor de Supply Chain da Danone e professor do Inbrasc, acredita que os principais desafios da função de gestor de estoque são: “garantir o equilíbrio entre o valor a ser investido e a necessidade do inventário e, não menos importante, controlar e monitorar sua utilização”.

Acrescente à receita inúmeras variáveis (econômicas, políticas, legais, sociais, etc) e a pior recessão da história do país, e temos o que? Um gestor de risco.

Leia mais

Compras: Lucre mais com as 3 melhores táticas de negociação

By

Há quem diga que negociar é viver. Eu prefiro a teoria de que negociar é se relacionar. Negociar é o famoso lavar a louça quando o outro cozinha, é a escolha do motorista da rodada, é aquela discussão que resultou numa promoção no trabalho e, até mesmo, o seu conflito interno na academia: “mais 2 km e eu posso comer aquele hambúrguer”.

É sua habilidade de negociação que define seu grau de satisfação tanto na vida pessoal, quanto na profissional. E por falar em vida profissional - mais especificamente sobre os recursos do setor de compras – acredite, negociar é imprescindível.

Leia mais